TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS DORES, PADROEIRA DA SANTA CASA DE ITABUNA
PADROEIRA DA SANTA CASA DE ITABUNA
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna convida a irmandade, funcionários, pacientes, famílias e toda a comunidade para participar do Tríduo em honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Irmandade e da instituição. A programação será realizada entre os dias 11 e 15 de setembro nas unidades da Santa Casa; 11/09 (quinta-feira), às 17h terço no Hospital São Lucas;12/09 (sexta-feira), às 17h terço no Hospital Calixto Midlej Filho e 15/09 (segunda-feira), às 19h Missa solene no Hospital Manoel Novaes.
Após a celebração do dia 15, haverá uma quermesse festiva, promovendo momentos de confraternização e união entre todos. Toda a renda arrecadada será destinada à reforma da Maternidade do Hospital Manoel Novaes, fortalecendo o compromisso da Santa Casa em oferecer cuidado e acolhimento às mães e crianças da região.
O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, ressalta o sentido dessa tradição: “O Tríduo é uma expressão da nossa fé e identidade institucional. Nossa Senhora das Dores, padroeira da Irmandade e da Santa Casa, nos inspira a seguir firmes na missão de cuidar da vida. Ao celebrarmos esta devoção, preservamos o legado de uma instituição formada pela Igreja Católica e renovamos nosso compromisso espiritual e social, especialmente com a reforma da maternidade, que beneficiará milhares de mães e crianças do sul da Bahia.”
Com sua essência católica e caritativa, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna segue firme, preservando o seu legado de mais de um século de tradição das misericórdias, unindo fé, cuidado e serviço à comunidade.
NOSSA SENHORA DAS DORES res
Nossa Senhora das Dores, ou Mater Dolorosa, é um título da Virgem Maria que se refere às sete dores que ela sofreu, especialmente durante a Paixão e morte de Jesus Cristo, e por isso é um símbolo de compaixão e fortaleza diante do sofrimento. A devoção a ela é antiga, tendo sua festa celebrada anualmente em 15 de setembro, um dia após a Exaltação da Santa Cruz. A imagem da Virgem Maria é frequentemente representada com um semblante de dor, com o coração transpassado por espadas, um lenço de luto na mão e o vestuário escuro.
As Sete Dores da Virgem Maria
As sete dores de Nossa Senhora são:
Profecia de Simeão: A profecia de que uma espada transpassaria sua alma.
Fuga para o Egito: A perda do Menino Jesus para o massacre de Herodes.
Perda do Menino Jesus: O desaparecimento do Menino Jesus em Jerusalém.
O encontro de Maria e Jesus: O encontro de Maria com seu Filho no caminho do Calvário.
A Cruz: O sofrimento e a morte de Jesus na cruz.
A Descida da Cruz: A entrega do corpo do seu Filho a Maria.
O Sepultamento: O sepultamento do corpo de Jesus no Santo Sepulcro.