REPRESENTANTES DA SANTA CASA DE ITABUNA PARTICIPAM DE HOMENAGENS EM SALVADOR
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, e o primeiro tesoureiro André Wermann cumprem agenda em Salvador, onde acompanharam homenagens a dois parceiros da instituição. Na quinta-feira (2), participaram da Sessão Solene de outorga da Comenda Maria Quitéria e do Título de Cidadã da Cidade do Salvador à desembargadora Eloína Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA). A indicação do título à desembargadora foi do vereador Ricardo Almeida.

Francisco Valdece destaca que a desembargadora Eloína Machado tem forte relação com o sul da Bahia, não só por sua atuação como juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna e diretora do Fórum Desembargador Humberto Machado, no período de 1993 a dezembro de 2020, mas também pelas ações sociais e contribuição para melhoria do serviço de saúde do município.

Em 2017, Eloína Machado homologou um acordo trabalhista que resultou na destinação de R$ 3,3 milhões para o serviço de saúde pública no município de Itabuna. Uma parte desse valor foi utilizada na construção de um bunker na Unidade de Radioterapia, onde foi instalado um acelerador linear, equipamento usado no tratamento do câncer. A unidade atende 100% dos pacientes oncológicos SUS. Nascida em Conceição de Almeida, Eloína Machado ocupa o cargo de desembargadora do Trabalho desde dezembro 2021 e acaba de ser eleita corregedora adjunta para o biênio 2023/2025.
Ainda em Salvador, na manhã desta sexta-feira (3), Francisco Valdece e André Wermann participaram da sessão especial de entrega da Comenda 2 de Julho ao deputado federal Antônio Brito (PSD), que tem atuando em favor das Santas Casas e outras instituições filantrópicas de saúde da Bahia.
O deputado federal Antônio Brito é ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e foi presidente da Comissão de Seguridade Social e Família em três períodos de 2015, 2019 e 2020.
No cargo de deputado federal, Brito tem atuado na proposição de legislações e iniciativas relacionadas à Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia. Desde a década de 1990, ele participa de conselhos gestores de instituições governamentais e de órgãos representativos dessas entidades filantrópicas.
Créditos das fotos
Antônio Queirós/Câmara de Salvador e Ascom da Assembleia Legislativa da Bahia


