NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE BALDOÍNO LOPES DE AZEVEDO
É com profundo pesar que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebe a notícia do falecimento do médico clínico, patologista e ex-secretário de Assistência Social do município de Itabuna, Baldoíno Lopes de Azevedo, aos 85 anos.
Natural de Jequié, no sudoeste da Bahia, Baldoíno de Azevedo construiu uma trajetória admirável, com atuação sempre buscando assegurar cuidado aos mais necessitados do nosso município. Para atender tantas ações sociais que desenvolveu ao longo dos anos, foi necessária a criação de uma fundação. A Fundação Baldoíno de Azevedo é referência na Bahia pelo trabalho desenvolvido em prol de crianças, adolescentes e idosos de famílias de baixo poder aquisitivo.
Baldoíno de Azevedo foi o responsável direto pelo atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Acolheu, sempre com muito amor e dedicação, milhares de famílias como se fosse seus próprios irmãos. Mesmo enfrentando a limitação de recursos financeiros, criou creche para crianças e abrigo para os idosos.
Um ser humano exemplar, Baldoíno de Azevedo deixa uma grande lacuna na área da filantropia e muitos órfãos de seu carinho, cuidado e proteção. Um cidadão que lutou por um mundo melhor para todos. Lutou por educação, saúde e condições mais dignas para o seu próximo.
Aos familiares e amigos, manifestamos nossa mais sincera solidariedade e orações. Temos gratidão por tudo que Baldoíno de Azevedo Lopes representou para a sociedade do sul da Bahia. Que Deus o receba, em sua infinita misericórdia, e conforte os corações enlutados.
Santa Casa de Misericórdia de Itabuna
Itabuna, 23 de dezembro de 2025


