Opções de privacidade

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

INFECTOLOGISTA DA SANTA CASA DE ITABUNA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DE LAVAR AS MÃOS

O médico infectologista Fernando Romero, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, alerta que o hábito de higienizar as mãos ajuda a salvar milhares de vidas no mundo inteiro. A lavagem correta das mãos é tão importante que todos os anos uma campanha mundial é promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com os ministérios da Saúde.

Dr. Fernando RomeroO objetivo da OMS, com as ações realizadas em todo o planeta, é baixar o índice de infecção entre as pessoas hospitalizadas e, mais recentemente, evitar a disseminação do novo coronavírus. No sul da Bahia, a Santa Casa de Itabuna está com um mês de atividades internas em alusão aos dias 5 (Dia Mundial de Higiene das Mãos) e 15 de maio (Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares).

As ações para orientação de pacientes, familiares e profissionais foram iniciadas no dia 5, com visita à Unidade de Hemodiálise, e prossegue até o dia 27 deste mês, com atividades nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho. A programação será encerrada com uma palestra de Olívia Palmeira, enfermeira do CCIH do Hospital Cardio Pulmonar de Salvador e vencedora do prêmio Latino-Americano de Higienização das Mãos. O evento será no auditório do HCMF, a partir das 8h30min.

MEDIDA DE BAIXO CUSTO

Lavagem das mãos 5A campanha mostra que a infecção e contaminação podem ser evitadas com uma medida muito simples e praticamente sem custos. “É uma ação que faz um grande efeito. É tanto que a higienização das mãos é um dos critérios de qualidade dentro da política adotada pelos hospitais. Por isso, é importante envolvimento de todos. Quando todos participam, se comprometem, obtemos sucesso”, observa o médico Fernando Romero.

lavagem das mãos 1O infectologista explica que a infecção hospitalar pode se manifestar durante a internação ou após a alta médica. “A infecção pode agravar o estado de saúde do paciente, atrasar a sua recuperação, demandando mais tempo de internação. Além disso, é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Por isso, é considerada um como um dos problemas de saúde pública”.

lavagem das mãos 3

De acordo com o infectologista, os estudos mostram que a higienização das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar. A higienização pode ser feita com água e sabão ou com uso de álcool 70%. “Todos devem higienizar as mãos, não só os profissionais de saúde. Os cuidados precisam ser o tempo todo, principalmente antes das refeições e após o uso do banheiro”, orienta.

OUTROS CUIDADOS

A orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da SCMI é para que o visitante deve sempre higienizar as suas mãos na chegada ao hospital, antes e após tocar o paciente ou superfícies próximas ao seu redor e após o término da visita. Mas os cuidados não se resumem apenas a lavagem das mãos, mas também a limpeza das unhas, principalmente das pessoas que têm contato com os pacientes.

lavagem das mãos 4

Os profissionais de saúde, visitantes e pacientes ao lavar as mãos devem esfregar bem o dorso, a palma, os dedos e os interdígitos. A recomendação é para que se tenha cuidado redobrado para quem possui unhas longas. A pessoa com unhas mais longas deve colocar sabão e esfregar embaixo delas. Para secar as mãos deve ser usadas toalhas de papel, que devem ser usadas também para fechar a torneira.

Os cuidados para evitar a infecção hospitalar inclui ainda as recomendações estabelecidas na política do adorno zero (não uso anéis, colares, brincos, pulseiras e relógios). Embora seja visto como gesto de carinho, visitante deve evitar ainda levar flores e plantas para o quarto do paciente, pois elas podem contribuir para a disseminação de insetos.

Leia Também

SHOW DE TALENTOS ENCERRA SIPAT DE HOSPITAIS DA SANTA CASA

CIPA DO HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO E SETTRAN PROMOVEM AÇÕES DO MAIO AMARELO

SANTA CASA LANÇA 3º ARRAIÁ DA MISERICÓRDIA COM FOCO NA REQUALIFICAÇÃO DA ONCOLOGIA

SANTA CASA LANÇA 3º ARRAIÁ DA MISERICÓRDIA COM FOCO NA REQUALIFICAÇÃO DA ONCOLOGIA