Opções de privacidade
Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

SANTA CASA DE ITABUNA DISCUTE PARCERIA COM HOSPITAL ITALIANO

Membros da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram, na sexta-feira (5), de uma reunião virtual com representantes do Hospedale (Hospital) Sacro Cuore Don Calabria di Negrar, de Verona, na Itália, para discutir possíveis parcerias entre as duas instituições. A conversa foi intermediada pelo bispo de Itabuna, Dom Jailton de Oliveira Lino, da Congregação Pobres Servos da Divina Providência.

De acordo com Dom Jailton Lino, o intercâmbio pode ocorrer por meio da Comissão de Saúde Calabriana, que faz parte do Sacro Cuore Don Calabria di Negrar, e que colabora com hospitais em países como Filipinas, Angola e o próprio Brasil. “Eu estou tentando fazer esse link também com a Santa Casa de Itabuna que, historicamente, atende pessoas humildes. São moradores de 120 municípios atendidos pelos hospitais da instituição do sul da Bahia”, afirma o Bispo de Itabuna.

Dom Jailton Lino explica que foi um contato inicial com os representantes do Sacro Cuore Don Calabria di Negrar e que, ainda no primeiro semestre do ano que vem, farão uma visita técnica aos hospitais da Santa Casa de Itabuna. “Com a possibilidade de que seja costurado, quem sabe, um termo de colaboração no campo da formação de profissionais técnicos da Santa Casa de Itabuna. Mais adiante, pode se discutir também a viabilidade da adesão à telemedicina”, diz.

Já o provedor Francisco Valdece classificou a reunião como muito proveitosa e ficou otimista com a possibilidade da Santa Casa firmar parceria com o hospital italiano. “A partir da visita técnica, possivelmente, iremos debater alternativas de apoio visando tanto a qualificação profissional quanto o suporte na área de tecnologia”, destaca Francisco Valdece.

COBERTURA PELO SUS

Além do provedor, participaram da reunião Sílvio Roberto (primeiro-secretário), André Wermann (primeiro tesoureiro) e José Sidenilton Pereira (segundo-secretário). O Hospital Sacro Cuore Don Calabria di Negrar foi representado por Gedovar Nazzari (presidente), o médico Cláudio Bianconi (diretor do Conselho de Gestão do Sistema Calabriano de Saúde) e Alessandro Galvani (Membro do Sistema Calabriano de Saúde).

André Wermann foi o responsável pela apresentação do complexo de hospitais da Santa Casa (Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas), que atende, via SUS, moradores de mais de 120 municípios. Ele destacou as principais especialidades disponibilizadas para a população do sul da Bahia e falou sobre os projetos em andamento para qualificar ainda mais os serviços.

Fundado em 1933 pela Congregação Católica Opera Don Calabria e reconhecido, em 2018, como Instituto de Ricovero e Cura a Caratterre Scientifico (IRCCS), com especialização em doenças infecciosas e tropicais, o Hospital Sacro Cuore Don Calabria di Negrar é referência no norte da Itália.

Back To Top