Opções de privacidade
Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

PROFISSIONAIS DA SANTA CASA DE ITABUNA PARTICIPAM DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBAM

Profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram, em Salvador, do IV Congresso da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM), que neste ano teve como tema principal “Transformação Digital na Auditoria Médica-Estamos Preparados?”. Os representantes da instituição do sul da Bahia no evento foram o auditor médico Fernando Romero, a coordenadora de Auditoria Aline Magalhães e o diretor financeiro/administrativo Amilton Fiaes.

Considerado um dos maiores eventos de auditoria médica do Brasil, o Congresso da Sociedade Brasileira teve, no período de 14 a 16 deste mês, na capital baiana, mais de 30 médicos auditores conduzindo painéis e workshops para profissionais de hospitais e entidade de saúde de todo o país. O evento contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde e das operadoras de plano de saúde.

Durante três dias, os especialistas debateram temas, como a utilização de tecnologias inovadoras, inteligência artificial, automação de processos assistenciais e gerenciais na área de prestação de serviço em saúde. Um dos assuntos discutidos foi a utilização da inteligência artificial que proporciona mais agilidade e segurança na assistência prestada ao paciente.

De acordo com a coordenadora de Auditoria da Santa Casa, Aline Magalhães, a troca de conhecimento ajudará nos processos da instituição. A inteligência artificial tem sido uma ferramenta usada para evitar fraudes e forte aliada na minimização de erros na assistência ao paciente. “O uso da IA possibilita laudar exames com mais facilidade, rapidez e eficiência”, conta Aline.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Algumas ferramentas apresentadas no Congresso Brasileiro de Auditoria já são utilizadas na Santa Casa de Itabuna. Uma dessas ferramentas é o prontuário eletrônico. “Aqui, reunimos os líderes e fazemos análise dos indicadores para verificar o andamento dos processos e como podemos melhorar. Esse é um trabalho contínuo para assegurar uma assistência de qualidade ao paciente e visando eficiência, eficácia e efetividade na instituição”, explica a coordenadora de auditoria.

Aline Magalhães reforça que a utilização da inteligência artificial em prontuário eletrônico representa vantagens para os hospitais e mais segurança para o paciente. Por exemplo, evita que seja ministrada dose excessiva de medicamento ofertado ao paciente. O nosso sistema é adotado dessa tecnologia. Por isso não permite a prescrição de uma dosagem maior que a necessária”, conta.

A unificação do prontuário eletrônico também foi um assunto debatido no Congresso de Auditoria. “No momento em que isso ocorrer, o histórico do paciente poderá ser acessado por todos os hospitais do país. Isso representará mais agilidade e qualidade no atendimento”, avalia Aline.

Back To Top